quarta-feira, 24 de novembro de 2010

VOLTANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL ...

A Educação Infantil , juntamente com a metemática, é minha paixão. E as duas andam juntas. 
Trabalhar matemácica na Educação Infantil é muito bom, abaixo apresento uma ideia do site mathema.
(http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_infantil/sala/mat_quebracabeca.html)
A matemática dos quebra-cabeças
Organizado por: Kátia Stocco Smole - Coordenadora do Mathema
Conteúdos abordados: Geometria
Objetivos: visualização e reconhecimento de figuras, análise de suas características, composição e decomposição de figuras, observação de movimentos que mantêm características das figuras, percepção de posição, distâncias, enriquecimento do vocabulário geométrico e a organização do espaço
Preparação da aula: Você vai precisar de quebra cabeças comuns para os alunos explorarem e de quebra cabeças elaborados por você conforme indicado na reportagem.
Por que dobraduras nas aulas de matemática? As crianças de modo geral sentem fascínio por quebra-cabeças. São atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que o quebra-cabeças propõe e pela dinâmica inerente à manipulação das peças . Só por essa curiosidade natural dos alunos por esse tipo de material, já seria aconselhável que usássemos quebra-cabeças nas aulas de matemática, no entanto eles também são importantes por permitirem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas.
Uma seqüência didática 1ª etapa: Inicie com aqueles que são vendidos como brinquedos. Para os alunos menores de três e quatro anos é interessante que no início os quebra-cabeças tenham poucas peças, que vão aumentando conforme as crianças ganham facilidade na montagem.
2ª etapa: É possível criar quebra-cabeças especialmente para desenvolver habilidades geométricas.
  • Para isso você pode fazer quadrados em cartolina colorida, recortar os quadrados de modos diferentes, colocá-los em envelopes e dar para os alunos que, em duplas ou individualmente, tentam montar o quadrado.
  • Para alunos iniciantes é interessante que seja dado o quadrado como base A tarefa dos alunos é identificar onde vai ser colocada cada parte do quadrado. O ideal é que o tamanho dos lados fique entre 10 e 15 centímetros.
3ª etapa: Para ver outras possibilidades clique e leia o artigo Quebra-cabeças ou o livro Figuras e Formas indicado ao final dessa sugestão de aula.
Para saber mais: Smole, Diniz & Cândido. Figuras e formas, coleção Matemática de 0 a 6 vol3, editora Artmed.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário