A Educação Infantil , juntamente com a metemática, é minha paixão. E as duas andam juntas.
Trabalhar matemácica na Educação Infantil é muito bom, abaixo apresento uma ideia do site mathema.
(http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_infantil/sala/mat_quebracabeca.html)A matemática dos quebra-cabeças | |||||
Organizado por: | Kátia Stocco Smole - Coordenadora do Mathema | ||||
---|---|---|---|---|---|
Conteúdos abordados: | Geometria | ||||
Objetivos: | visualização e reconhecimento de figuras, análise de suas características, composição e decomposição de figuras, observação de movimentos que mantêm características das figuras, percepção de posição, distâncias, enriquecimento do vocabulário geométrico e a organização do espaço | ||||
Preparação da aula: | Você vai precisar de quebra cabeças comuns para os alunos explorarem e de quebra cabeças elaborados por você conforme indicado na reportagem. | ||||
Por que dobraduras nas aulas de matemática? | As crianças de modo geral sentem fascínio por quebra-cabeças. São atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que o quebra-cabeças propõe e pela dinâmica inerente à manipulação das peças . Só por essa curiosidade natural dos alunos por esse tipo de material, já seria aconselhável que usássemos quebra-cabeças nas aulas de matemática, no entanto eles também são importantes por permitirem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas. | ||||
Uma seqüência didática | 1ª etapa: Inicie com aqueles que são vendidos como brinquedos. Para os alunos menores de três e quatro anos é interessante que no início os quebra-cabeças tenham poucas peças, que vão aumentando conforme as crianças ganham facilidade na montagem. 2ª etapa: É possível criar quebra-cabeças especialmente para desenvolver habilidades geométricas.
| ||||
Para saber mais: | Smole, Diniz & Cândido. Figuras e formas, coleção Matemática de 0 a 6 vol3, editora Artmed. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário