quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CONTINUANDO NA FÍSICA...

Achei um site bem interessante  chamado FEIRA DE CIÊNCIAS, abaixo está uma das experiências que encontrei no site, vale a pena passar por lá.
 site: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_02.asp

Série Primeiro Contato: Água

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
A água, como o ar, é essencial para todas as formas de vida. Diferentemente do ar, ela não pode ser encontrada em qualquer lugar, mas ela cobre cerca de três quartos da superfície da Terra. Ela é mais encontrada como um líquido, mas pode ser transformada tanto em um sólido (gelo) como em um vapor.
Como a água é transformada em um sólido?
Experimento - 14
Encha uma bandeja ou um prato com água e registre a temperatura com um termômetro. Coloque no congelador. Faça a leitura do termômetro ocasionalmente. Note a formação de cristais a 4oC e que o gelo se forma a 0oC. A temperatura em que o líquido se torna um sólido é chamada de “ponto de congelamento” (ponto de solidificação).
Remova a bandeja e coloque-a em um lugar aquecido. Note que o sólido (gelo) se torna líquido (água) quando a temperatura aumenta acima de 0oC. Assim esse é o “ponto de fusão" do gelo.
De modo geral, os líquidos não se congelam à mesma temperatura. O mercúrio do termômetro se congela a - 40oC. O álcool a -130oC. Acrescente alguns grãos de sal em um pouco de água na forma de gelo. Verifique se ela se congela a 0oC. Como o sal possui um ponto de fusão mais alto do que o da água, ele irá fundir o gelo. Esse é o motivo de se jogar sal quando se forma gelo nas ruas das cidades onde cai neve.
A água se expande quando se congela?
Experimento - 15
Pegue uma pequena garrafa e encha-a de água. Coloque uma rolha frouxamente. Certifique-se de que o nível da água atinge a rolha. Coloque a garrafa em um congelador e observe que quando o gelo se forma, ele empurra a rolha para fora.
Quem mora em locais onde neva (e tem idade já um tanto avançada!) já deve ter visto isto ocorrer quando garrafas de leite são deixadas do lado de fora em uma noite muito fria. O leite congelado se expande em uma coluna branca e empurra a tampa 5 a 8 cm acima da boca da garrafa.
A pressão da água aumenta com a profundidade?
Experimento - 16
Pegue uma lata alta como a de óleo. Faça dois pequenos furos na lateral da lata. (Um cerca de 5 cm da parte de cima e outro a 5 cm do fundo.) Cubra os furos com um tira de fita adesiva e encha a lata de água. Ponha a lata em uma pia ou em uma panela bem grande. Retire rapidamente a fita e observe como a água flui dos dois orifícios. Como ela jorra mais longe do buraco de baixo, a pressão deve ser maior ali. Por esse motivo as represas são construídas de modo que a parte de baixo é muito mais espessa do que a parte de cima.
A água produz pressão quando se converte em vapor?
Experimento - 17
Coloque cerca de 8 cm de água em um tubo de ensaio e vede-o com uma tampa de borracha. (Não feche muito firmemente.) Segure o tubo sobre uma chama com um pegador. Quando se formar vapor suficiente no tubo de ensaio, ele irá empurrar a tampa para longe. (Mantenha a extremidade tampada voltada para longe dos alunos.)
A pressão do vapor pode ser usada como fonte de energia?
Experimento - 18
Coloque cerca de 8 cm de água em um frasco de vidro e feche com uma rolha com um furo central através do qual um tubo de vidro pode ser inserido. Faça um pequeno cata-vento de papel e prenda-o com um 'percevejo' a uma lápis. Conforme o vapor escapa do tubo dirija-o ao cata-vento. Esse é o princípio da turbina a vapor utilizada para gerar energia elétrica.
A água quente sobe?
Experimento - 19
Encha um béquer com água quase completamente. Ponha várias gotas de corante em um pequeno frasco e adicione água quente. Tampe a boca do frasco com o dedo e mergulhe no béquer o frasco deitado. Quando retirar o dedo observe a água colorida subir.

VAMOS FALAR DE FÍSICA?

Que tal dar uma passadinha em física? Para começar vamos dar uma olhadinha em algumas frases bem curiosas que pessoas muito importantes na história um dia acabaram pronunciando. 


As frases e previsões mais curiosas (e erradas) sobre a Física

Confira algumas das frases ditas sobre as "novas" invenções da física que mais se mostraram erradas nos últimos tempos, chegando hoje em dia a parecerem piadas:
  • "Quando a Exposição de Paris fechar, ninguém mais vai ouvir falar em luz elétrica."
(Erasmus Wilson, professor da Universidade de Oxford, 1800)
  • "O telefone tem muitas desvantagens para ser considerado, seriamente, um meio de comunicação. O aparelho não tem valor para nós."
(Memorando da Western Union, entre 1876 e 1878)
  • "O fonógrafo não tem nenhum valor comercial."
(Thomas Edison, inventor norte-americano, nos anos 1880)
  • "Agora, não há mais nada novo para ser descoberto pela Física. Tudo o que nos resta são medições cada vez mais precisas.”
(Lord Kelvin, matemático, físico e presidente da Royal Society Britânica,
palestra para a British
Association for the Advancement of Science em 1900)
  • "O meu invento pode ser explorado como uma curiosidade científica por algum tempo, mas não tem futuro comercial."
(Auguste Lumière, inventor do cinema, 1895)
  • "A 'carruagem sem cavalo' normal é, no momento, um luxo para os ricos e, por causa do seu preço, provavelmente vai falhar no futuro. Com certeza, jamais se tornará tão comum como a bicicleta."
(Literary Digest, em 1899)
  • "Se Deus quisesse que o homem voasse, tinha-lhe dado asas"
(Pessoas sem visão, tratando de roubar o sonho aos irmãos Wright)
  • "O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda."
(Presidente do banco de Michigan alertando o advogado
de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903)

  • "Que o automóvel praticamente chegou ao seu limite é confirmado pelo fato de que, nos últimos anos, nenhum aprimoramento radical foi introduzido."
(Revista Scientific American, em 1909)
  • "O correio aéreo é moda pouco prática, que não tem o seu lugar no trabalho sério do transporte postal."
(Paul Henderson, Segundo assistente Postal Geral, 1922)
  • "Não há a menor indicação de que a energia nuclear será obtida. Isso significaria que o átomo teria que ser rompido."
(Albert Einstein, em 1932)
  • "A energia atômica deve ser tão boa como os explosivos de hoje, mas é improvável que produza algo muito mais perigoso.”
(Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, em 1939)
  • "A televisão não vai durar porque, logo, as pessoas irão ficar cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites."
(Darryl Zanuck, produtor de cinema da 20th Century Fox, em 1946)
  • "A televisão não vai durar. É uma tempestade num copo d'água."
(Mary Somerville, pioneira em radiodifusão educacional, em 1948)
  • "Eu viajei por todos os cantos deste país e conversei com as melhores pessoas, e posso assegurar a você que o processamento de dados é uma moda e não vai durar até o final do ano."
(Editor responsável por livros de negócios da Prentice Hall, em 1957)
  • "Não há praticamente nenhuma chance dos satélites espaciais de comunicação serem usados para prover melhores serviços de telefone, telégrafo, televisão ou rádio dentro dos Estados Unidos."
(T. Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações
dos Estados Unidos, em 1961).

  • "Não gostamos do seu som. As guitarras elétricas não estarão na moda."
(Dick Rowe, executivo da Decca Records, recusando os Beatles em 1962)
  • "A compra à distância, apesar de ser completamente possível, irá fracassar - porque a mulher gosta de sair de casa, segurar a mercadoria, gosta de estar apta a mudar de idéia."
(Revista Time, 1968)
  • "A razão poderia só por si levar-nos a concluir que a Terra se move como um planeta, se a Autoridade não nos salvasse desse erro."
(Oresme (c. 1370) citado em HALL, A. Rupert, The Revolution
in Science 1500-1750, Longman, London, 1954, trad. port.:
A Revolução na Ciência 1500-1750, Edições 70, Lisboa, 1988, p. 21)
ESSAS CURIOSIDAS FORAM RETIRADAS DO SITE SÓ MATEMÁTICA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JOGOS EM SALA DE AULA

  
UTILIZANDO CURIOSIDADES E JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Ursula Tatiana Timm
  Resumo
Este artigo resultou de uma pesquisa realizada na Universidade Luterana do Brasil, no curso de Licenciatura em Matemática. Enfatiza a importância dos jogos e desafios como metodologia de ensino nas aulas de Matemática que necessitam, para poder jogá-los, da utilização de conhecimentos matemáticos. Enfatiza que os mesmos quando convenientemente preparados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.

  Curiosidades e Jogos matemáticos como recurso didático
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos àqueles que implicam conhecimentos matemáticos.
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
Jogar não é estudar nem trabalhar, porque jogando, a aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia.
Os jogos são educativos, sendo assim, requerem um plano de ação que permita a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de uma maneira geral. Já que os jogos em sala de aula são importantes, devemos ocupar um horário dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir.
Os jogos podem ser utilizados pra introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.
Devemos utilizá-los não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de  diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.''
(Borin,1996,9)
Segundo Malba Tahan, 1968, ''para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam, de certa forma, dirigidos pelos educadores''. Partindo do princípio que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos e de que nosso objetivo não é ensiná-las a jogar, devemos acompanhar a maneira como as crianças jogam, sendo observadores atentos, interferindo para colocar questões interessantes (sem perturbar a dinâmica dos grupos) para, a partir disso, auxiliá-las a construir regras e a pensar de modo que elas entendam.
Moura, 1991, afirma que ''o jogo aproxima-se da Matemática via desenvolvimento de habilidades de resoluções de problemas''.
Devemos escolher jogos que estimulem a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da prática diária, não nos esquecendo de respeitar as condições de cada comunidade e o querer de cada aluno. Essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação
A CONTINUAÇÃO DO ARTIGO ESTÁ NO SITE ABAIXO. PROCURE VALE A PENA.
http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

BINGO DE POTÊNCIAS

Durante meu estágio com a quinta série utilizei um BINGO DE POTÊNCIAS, sei que é uma ideia simples, mas deu muito certo. Hoje enquanto estava pesquisando encontrei um jogo muito parecido com o que aplique, a diferença básica é que este aborda os números naturais e eu utilizei o jogo para os números fracionários, mas como a base é a mesma achei interessante compartilhar. O site que encontrei o material  é o
http://desafiandoamatemtica.blogspot.com/2008/05/bingo-das-potncias.html
 
OBS.: o texto segue na íntegra.

Bingo das potências

Bingo das potências

Conteúdo a ser trabalhado

Potenciação

Objetivos da atividade

Desenvolver a capacidade de fazer cálculo mental;
Fixar conteúdos matemáticos.

Habilidades trabalhadas

Raciocínio lógico
concentração

Bingo da potências

Números de jogadores: ilimitado.

Materiais:

- fichas contendo uma potência- marcadores;
- para cada jogador/a uma cartela com as respostas.

Sequência didática
O/a professor/a lerá as potências que contém nas fichas, e o/a jogador/a deverá marcar
em sua cartela as respostas que conter. O/a professora/a determina o tempo que aguardará até a solução do cálculo. Ganhará o/a jogador/a que preencher primeiro toda a sua cartela. Além disso, o/a professor/a pode estabelecer ganhadores/as com preenchimento apenas de uma linha
ou do "azarão" (o último a marcar).